domingo, 16 de maio de 2010

Die Welle ou quando germina a semente do fascismo


Um filme de fato impactante.

A Onda, produção alemã de 2008, responde a uma questão trazida à tona pelo professor Rainer Wenger, protagonista do filme: é possível ter novas ditaduras?

A predominância de respostas negativas, contrapostas por poucos colegas, levou o professor a uma experiência nada convencional.

O descolado professor Rainer se torna o Sr. Wenger, líder do grupo A Onda.

Tudo começou na semana de aulas em que os estudantes deveriam escolher um tema de seu interesse. O do professor era tratar do tema anarquia, porém devidas circunstâncias o levam ao tema autocracia.

Terceiro Reich, Hitler, neonazismo surge por óbvio, em uma Universidade alemã, num debate sobre autocracia.

A semana de estudos se transformou num movimento para além das salas de aula. Constituiu-se uma irmandade baseada na cooperação, na solidariedade e na colaboração mútua entre os membros da Onda. Entretanto, estas características não garantem melhor sociabilidade entre os jovens. O grupo passa a perseguir dissidentes, discriminar os que não aderem ao coletivo e a desafiar diversos limites.

Os ânimos se acirram e um dos jovens mais introspectivos, ao desfrutar do respeito por ser parte da Onda, perde os parâmetros de convivência e passa a viver para o movimento e para seu líder.

O próprio professor perde o controle ao não ter dimensão de que a experiência de poucos dias de aula levou a uma onda de pichações do símbolo da Onda pela cidade.

Um grupo fortemente disciplinado, unido, com identidades consolidadas e com um inimigo para enfrentar - ora os anarquistas, ora os adversários do time de pólo aquático de outra escola: as bases para uma célula fascista estavam consolidadas.

A obra é inspirada em fatos reais. A experiência mostrada no filme foi realizada por Ron Jones, professor de História Contemporânea da Cuberlly High School, na Califórnia em 1967. Achei um artigo que relata em mais detalhes. [http://www.evenancio.com/2009/01/terceira-onda-um-experimento.html]

O fim dessa história - nada imprevisível - assistam vocês mesmos.


Ficha Técnica (do Wikipédia)

Título no Brasil: A Onda
Título Original: Die Welle
País de Origem: Alemanha
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 107 minutos
Ano de Lançamento: 2008
Estréia no Brasil: 21/08/2009
Site Oficial: http://www.welle.info
Estúdio/Distrib.: Moviemobz
Direção: Dennis Gansel

Nenhum comentário: