segunda-feira, 19 de julho de 2010

"Eu não quis ser político, necessitei fazer política"



A frase acima é do amigo e companheiro de PSOL que muito nos orgulha: Edilson Silva. Atualmente é Presidente do PSOL-PE, foi candidato a Governador em 2006, a Prefeito de Recife em 2008 e novamente disputa o governo pernambucano em 2010.

Apresento a entrevista para que os leitores do Rodomundo conheçam como é o PSOL em outros lugares do país, pela identificação com o conteúdo da entrevista e pela convivência escassa mas frutífera que tenho com Edilson por sermos da mesma tendência interna do PSOL, o Movimento Esquerda Socialista (MES).







JC ONLINE - Por que o sr. quis ser político?



EDILSON SILVA – Eu não quis ser político, eu tive necessidade de fazer política. Quando estudante secundarista, de 15 para 16 anos, precisei fazer política, fundando e presidindo grêmios, para defender os interesses dos estudantes mais pobres da escola pública, como era o meu caso. Para ter garantida à merenda escolar, por exemplo, tive que brigar contra interesses mesquinhos, tive que fazer política estudantil. Como trabalhador e sindicalista, tive que fazer política para defender os interesses de categorias e de classe. Fui sindicalista por mais de dez; tive que lutar junto com muitos outros para colocar direitos na Constituição de 1988 e depois para manter esses direitos lá, como fazemos até hoje. Para lutar contra o racismo que vitima a população negra, tive que fazer política no movimento negro. Em todas estas batalhas, do meu cotidiano de vida, sempre percebi a importância de articular a luta social, econômica, popular, ecológica, ideológica, com a disputa por espaços institucionais. Portanto, não sou um político por opção ou profissão, sou um militante e liderança de um partido político, de um projeto coletivo que busca ser a extensão, a materialização em organização política das demandas mais sentidas da maioria da população e estou candidato a serviço desta tarefa, esperando cumpri-la da forma mais digna possível.

O restante da entrevista feita pelo Jornal do Commércio Online está no Blog do Edilson e tu podes ler clicando aqui.

Nenhum comentário: