domingo, 1 de agosto de 2010

Notícias e abandono temporário

Não sei se há ainda alguém por aqui. Mas nem que seja para mim mesmo é necessário dar uma satisfação do silêncio do blog. Ainda mais quando atualizar o blog é uma daquelas promessas de início de ano. 

Eu e o Israel Dutra (@israel_dutra) tínhamos proposto uma série de 6 textos que relacionassem Copa do Mundo, futebol, história, política e sociedade. Fizemos quatro, das décadas de 1950, 1960, 1970 e 1980. Fiquei satisfeito com os textos, especialmente o dos anos 50 e dos 70. O dos 70 foi ainda publicado no Jornalismo B impresso (www.jornalismob.wordpress.com). Apresentei ainda os textos como trabalho final da disciplina de Jornalismo Esportivo. Conquistamos um A. O anúncio derradeiro é que não teremos os últimos dois textos.

A notícia que me chamou mais atenção neste domingo são as dimensões do CENSO 2010. É um fundamental raio X do Brasil deste princípio de século. Qualquer pessoa séria que queira entender as profundas transformações pelas quais passaram o nosso país tem no CENSO do IBGE um banco de dados profundo e detalhado. Um exército de 192 mil recenseadores mal remunerados tomarão as avenidas, ruas, rios, estradas, travessas, ruelas nos 5.565 munícipios brasileiros. Há um processo de digitalização das ruas de quase todos os municípios. 

A ausência aqui é devido a uma enorme presença nas ruas. A campanha eleitoral é uma das janelas que temos a cada dois anos para apresentar nossas propostas para todos pela televisão, rádio, mas principalmente nas ruas. Enquanto a legislação eleitoral que proporciona um estrangulamento e quase impossibilidade de visibilidade das candidaturas independentes como a do PSOL é nas ruas que temos um porto seguro. Sim, apesar do ceticismo, descrença nos políticos e na política, encontramos muitas pessoas que querem uma alternativa e que vêem no PSOL um pólo de resistência à tormenta da falta de alternativas políticas atualmente.

Registro que o blog está abandonado temporariamente pois não encontro forças para escrever diariamente tudo que gostaria em detalhes. Gasto toda minha energia nessa oportunidade rara e privilegiada que tenho de estar diariamente na equipe de campanha da Luciana Genro (@lucianagenro) e do Roberto Robaina (@robainapsol). São duas biografias inatacáveis. Donos de uma capacidade política incrível, de uma garra insuperável. Possuem um envolvente senso de humor, que alegram a longa jornada de manhã a noite. Tenho aprendido muito com eles, com a relação que estabelecemos com o povo e com a sabedoria popular. As pessoas e a complexidade de suas vidas, as variáveis que se cruzam, onde caminham, o que fazem, onde trabalham e moram, a incrível capacidade de sobrevivência me dão confiança de fazer coisas que tenho prazer: política e o jornalismo.

Tenho apurado o olhar a cada dia, tentando ver a história das pessoas, enxergar o que realmente importa. Nas ruas o Brasil real é diferente do Brasil das propagandas estatais. Falta muito para a vida melhorar. E não tem jeito: temos que tomar a política como o espaço privilegiado das mudanças. Na luta do povo está guardado o futuro, que ela desabroche o quanto antes.

Nenhum comentário: